Deus é Fiel

OBRIGADO POR VISITAR NOSSO BLOG. ESPERAMOS QUE DEUS FALE COM VOCÊ ATRAVÉS DO CONTEÚDO AQUI POSTADO. CASO ISTO ACONTEÇA, DEIXE UM COMENTÁRIO/SUGESTÃO NO LINK SITUADO ABAIXO DE CADA MENSAGEM PARA QUE POSSAMOS MELHORAR ESTE BLOG CADA VEZ MAIS.

domingo, 1 de maio de 2011


DEPRESSÃO: O DESESPERO EXTREMO.
1 Samuel 15:24 - Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do SENHOR e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz.

O termo “deprimido” significa literalmente, “pressionado para baixo”, ou seja, sem liberdade natural. Saul estava deprimido, pois se sentia rejeitado. Ele havia sido escolhido para ser rei e tinha prometido obedecer a Palavra de Deus, contudo criou suas próprias regras, não seguiu ao Senhor, e quando confrontado, colocou a culpa em outras pessoas.
Sob a orientação divina. Samuel ungiu Davi para ser rei (1 Samuel 16:13) e, enquanto e Espírito do Senhor descia sobre Davi, ‘tendo se retirado de Saul  o Espírito do Senhor, da parte deste um espírito maligno o atormentava”  1 Samuel 16:14). Esse “espírito maligno” poderá ser entendido como depressão.
A depressão de Saul originava-se do fato de ele ter desobedecido a direção clara de Deus para a sua vida. Davi (homem segundo o coração de Deus), por outro lado, foi rejeitado por sua própria família, bem como por alguns de seus melhores amigos quando seguiu outra direção que não era a de Deus. Quando isso aconteceu, ele clamou ao Senhor.
Salmos 6:2-3: Tem misericórdia de mim, SENHOR, porque sou fraco; sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estão perturbados. Até a minha alma está perturbada; mas tu, SENHOR, até quando? Volta-te, SENHOR, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade. Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?).
A depressão também pode invadir nossas vidas pelas enfermidade/doenças, problemas de relacionamentos, falta de emprego e muitas outras razões.
Quando uma pessoa se vê perturbada pela depressão, Deus tem um plano para curá-la. Para tal basta...

1) Ansiar (almejar) por Deus (desejar ter uma vida na presença de Deus. Ele cuidará de você. Ele te diz: Não te deixarei, jamais te abandonarei. 
- Salmos 42-1-2: ASSIM como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?

 2) Clamar pelo Senhor:
- Salmos 3:4 - 4 Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte.

3)     Descansar no Senhor:
- Salmos 3:5 - Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou.

- Salmos 23:2 - Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

4) Saber que ele ouve:
- Salmos 6:8 - Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniqüidade; porque o SENHOR já ouviu a voz do meu pranto.  

 - Salmos 31:22 - Pois eu dizia na minha pressa: Estou cortado de diante dos teus olhos; não obstante, tu ouviste a voz das minhas súplicas, quando eu a ti clamei;

5) Estar ciente de que o Senhor tudo vê:
- Salmos 10:14 - Tu o viste, porque atentas para o trabalho e enfado, para o retribuir com tuas mãos; a ti o pobre se encomenda; tu és o auxílio do órfão.

- Salmos 139:16 - Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.

6) Reconhecer que o Senhor irá cuidar de você:
Salmos 17:8 - Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas.

Salmos 34:18 - Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.

Josué 1:5b - assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

7) Louvar a Deus e ser grato porque Ele é bom:
Salmos 35:17-18 - Senhor, até quando verás isto? Resgata a minha alma das suas assolações, e a minha predileta dos leões. Louvar-te-ei na grande congregação; entre muitíssimo povo te celebrarei.  

Salmos 100:1-5: CELEBRAI com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.

8) Buscar a restauração de sua vida com Deus e testemunhar a outros:
Salmos 51:12-13: Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.

9) Continuar orando:
Salmos 55:16-17: Eu, porém, invocarei a Deus, e o SENHOR me salvará.De tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz. Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado.

Fonte: Bíblia da Mulher.

Leia também:
2 Crônicas 7:14-15, Mateus 7: 13-14; 21-27; Êxodo 15:26; Eclesiastes 5:4-5.

Um comentário:

  1. Muitas pessoas passam por esse tipo de dificuldades nos dias de hoje. Se esta mensagem, ou outra postada nesse blog tenha ajudado você recomende para que outras pessoas possam ser também abençoadas pelo nosso Deus.

    ResponderExcluir