Deus é Fiel

OBRIGADO POR VISITAR NOSSO BLOG. ESPERAMOS QUE DEUS FALE COM VOCÊ ATRAVÉS DO CONTEÚDO AQUI POSTADO. CASO ISTO ACONTEÇA, DEIXE UM COMENTÁRIO/SUGESTÃO NO LINK SITUADO ABAIXO DE CADA MENSAGEM PARA QUE POSSAMOS MELHORAR ESTE BLOG CADA VEZ MAIS.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Pregação


                                                      VENCENDO O MEDO

Há dois tipos de medo: O medo positivo e o medo negativo. O medo positivo é uma barreira natural que o ser humano usa como defesa contra agressões externas que podem causar-lhes grandes males. Constitui-se numa forma de proteção e é um mecanismo utilizado para garantir sua integridade e sobrevivência. Exemplo: medo de eletricidade, de animais peçonhentos (cobras). No entanto o nosso foco aqui é com o medo negativo.
O texto bíblico em ISAÍAS 28:16 diz: “QUEM TEM FÉ NÃO TEM MEDO”. O medo é uma fé contrária, onde se crer sempre que o pior vai acontecer ou que algo que almejamos tanto não será alcançado, porque não conseguimos acreditar, ter a certeza 100% que vamos conseguir o que sonhamos (desejamos). Então, se temos medo [é porque não confiamos e consequentemente temos uma barreira/resistência que irá dificultar ou até mesmo impedir a nossa conquista/vitória.
Vejamos algumas características do medo negativo:

I – ENFRAQUECE E PARALISA A FÉ – MARCOS 4:40
    - Debilita a vida; - Paralisa e incapacita as pessoas de amar, de sentir alegria e de ter uma vida com grandes realizações (vitórias);
   - Assassina a nossa auto-estima e a vontade de viver a vida em sua plenitude (vontade de desistir, entregar-se); 
   - É o contrário da fé:
     . O medo aprisiona     x   A fé e dá poder
     . O medo desanima    x   A fé encoraja;
     . O medo debilita        x   A fé Cura;
     . O medo torna inútil  x   A fé torna útil.
Somente a fé nos faz romper as barreiras (dificuldades) e conquistar vitórias. Em MARCOS 9:23 diz: “E JESUS DISSE-LHE SE TU PODES CRER, TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ”:

II – O MEDO É FRUTO DA FALTA DE CONHECIMENTO – JOÃO 8;32
    - Ignorância gera o medo: Somos dominados pelo medo quando ignoramos os fatos, o amor de Deus e as revelações de Sua Palavra. Em geral somos intimidados pelo desconhecido, por pessoas e experiências diferentes das nossas. Se você deixar, o medo devastará o seu presente e destruirá o seu futuro.


III – MEDO PODE SER VENCIDO PELO CONFRONTO – PROVÉRBIOS 24:10
    - Primeiro temos que admitir nosso(s) medo(s);
    - Depois, tomarmos atitude de enfrentá-lo e confrontá-lo. Jesus advertiu seus discípulos dizendo: Porque sois tão tímidos (medrosos), ainda não tendes ?
   - Concentre sua atenção em Deus, no seu amor, poder e nas suas promessas (Palavra) para ser vencedor. Em SALMOS 55:22 diz:”LANÇA O TEU CUIDADO (MEDO) SOBRE O SENHOR E ELE TE SUSTERÁ; NÃO PERMITIRÁ JAMAIS QUE O JUSTO SEJA ABALADO”.

- Exerça sua fé. Se você está enfermo, lembre-se: A vontade de Deus é curar a todos que crêem. Não olhe para os sintomas da enfermidade, e sim para as promessas contidas na Palavra de Deus. (Leia ÊXODO 15:26 e II CRÔNICAS 7:14-15). Proclame convicto sua cura em NOME DE JESUS.

 - Não se deixe vencer pelo desânimo e sentimento de derrota (medo), a Palavra de Deus diz em SALMOS 27:1: “O SENHOR É A MINHA LUZ E MINHA SALVAÇÃO; DE QUEM EU TEREI MEDO? O SENHOR É QUEM DEFENDE A MINHA VIDA; A QUEM TEMEREI?

- Em SALMOS 12:2 diz: “DEUS É O SALVADOR; EU CONFIAREI NELE E NÃO TEREI MEDO. POIS O SENHOR ME DÁ FORÇA E PODER, ELE É O MEU SALVADOR (liberta cura e salva).
         . Você não pode conviver com o medo. A bíblia nos fala 365 vezes “não temas!” de diferentes formas, uma vez para cada dia do ano. O medo gera dúvida e traz a incredulidade no nosso coração e este fato impede que Deus possa agir em nosso favor.

- HEBREUS 11:1,6 NOS ENSINA: “ORA, A FÉ É O FIRME FUNDAMENTO DAS COISAS QUE SE ESPERAM, E A PROVA DAS COISAS QUE NÃO SE VÊEM. ORA, SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR-LHE; PORQUE É NECESSÁRIO QUE AQUELE QUE SE APROXIMA DE DEUS CREIA QUE ELE EXISTE, E QUE É GALARDOADOR DOS QUE O BUSCAM”.

IV – O MEDO É SINÔNIMO DE ATRASO - NÚMEROS 13:33
      Moisés enviou os doze espias para fazer um relatório da terra que haviam de tomar posse. Por sua vez eles retornaram com uma notícia de terror. Enfatizando o medo no meio do povo. Somente Josué e Calebe, trouxeram um relatório positivo. A terra prometida estava apenas a duas ou três semanas, no máximo, mas por causa do medo e irreverência que o inimigo colocou no coração do povo, eles passaram quarenta anos dando voltas no deserto. Como Josué e Calebe confiaram no Senhor e foram obedientes, conseguiram entrar na terra prometida, juntamente com jovens de vinte anos pára baixo. Os demais percorreram o deserto até a morte.

V – MEDO É UM FARDO PESADO DIFÍCIL DE CARREGAR
      Só o Senhor Jesus pode tirar o fardo do medo que está sobre você.
      MATEUS 11:28-30
      Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
      Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

VI – MEDO DE SER DIFERENTE – MATEUS 12:30 E MATEUS 10:32-37
   - Pessoas querem ser iguais à maioria e fazer o que elas fazem;
   - Medo de perder a antiga identidade (costumes, atitudes, vícios, etc);
   - Medo de tornar-se diferente da maioria, ser rejeitado, ser objeto de gozação, de ser taxado de fanático e radical;
   - Medo do desafio de ser parecido com Jesus ou seja rejeitado pelos que estão no mundo e aceito por Jesus.
   - Há ainda o medo de fazer a diferença. Sabe que pode ser útil. Sabe que com um simples ato de amor faria bem àquele necessitado que está próximo dele, mas não tem a coragem e a disposição de fazê-lo porque tem medo do compromisso que o amor leva consigo.

     Onde há lugar para o amor e confiança não há lugar para o medo.
      I JOÃO 4:18 e  JOÃO 15:13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário