Deus é Fiel

OBRIGADO POR VISITAR NOSSO BLOG. ESPERAMOS QUE DEUS FALE COM VOCÊ ATRAVÉS DO CONTEÚDO AQUI POSTADO. CASO ISTO ACONTEÇA, DEIXE UM COMENTÁRIO/SUGESTÃO NO LINK SITUADO ABAIXO DE CADA MENSAGEM PARA QUE POSSAMOS MELHORAR ESTE BLOG CADA VEZ MAIS.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O Verdadeiro Relacionamento Entre Pai e Filho


O bom Filho tem como características principais em relação ao Pai:
a) Amor;  b) Amizade;   c) Respeito;    d) Fidelidade (Lealdade);                   e) Confiança;   f) Obediência;  g) Dependência.

O bom Pai tem como características principais em relação ao filho:
a) Amor;    b) Atenção;     c) Zelo (Cuidado);    d) Presença (Quer ter o filho junto de dele sempre que possível); e) Prazer em proporcionar alegria no coração do seu filho; f) Promete e cumpre suas promessas; g) Provedor (supre as necessidades do filho); h) Corrige e disciplina o filho quando necessário para o seu crescimento moral e espiritual.

E você como pai (se for o caso) e como filho tem essas características? Reflita! Se não as tem, está precisando de mudanças urgentes em sua vida nesse relacionamento. Cuidado, às vezes só procuramos valorizar algo quando o perdemos ou quando está distante.
Vamos refletir um pouco sobre este tema com base na Palavra de Deus:

Mateus 7:7-11
7. Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
8 Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
9 E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
10 E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?
11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?

Explicação

A Palavra de Deus é um dos modos de revelação da vontade e dos planos de Deus (Pai) para a nossa vida (Filho).

Deus nos chamou para termos um relacionamento de Pai e filho. Mas pelo pecado perdemos a visão de quem é o Pai Celestial e o procuramos não como filhos (príncipes, herdeiros), mas como estranhos desesperados, indignos, mendigos. Lembre-se você é filho, você tem uma posição no Reino de Deus (príncipe, princesa).

V.7. Pedir e bater quando estamos necessitados todos sabem fazer, é simples, mas a palavra diz buscai (a face de Deus), nem todos querem fazê-lo, pagar um preço.
V8. Neste versículo fica bem clara a vontade do Pai em atender as necessidades do filho.
Quando Você aceita Jesus como Senhor e Salvador, torna-se Filho de um Pai muito especial, Rei, presente, amoroso, justo, misericordioso e que deseja que você o siga em todo momento.
O bom filho é aquele que busca ter uma intimidade estreita com o Pai e que o ama verdadeiramente (obedece a seus mandamentos).
Deus diz: Pedi e vos será dado (Pai entende a linguagem do filho, para saber os desejos do seu coração e o que é melhor para ele). Mesmo o filho desobediente o Pai não deixa de cuidar, mas o que é obediente tem uma atenção especial do Pai, pois Ele é justo.

Deuteronômio 28:1-2
E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;

João 14:21
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Quando diz: Buscai e encontrareis, Deus está dizendo filho estou aqui filho.
Isaías 55:6
Buscai ao SENHOR (Pai) enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

O Filho tem necessidades e precisa que sejam supridas pelo Pai (dependência), mas a forma de pedir de um filho é especial. O Reino de Deus é do seu Pai, o filho é príncipe nesse Reino, portanto deve pedir suas necessidades como tal e não como escravo ou mendigo. Não precisa se humilhar tanto para pedir e sim quando errar diante do Pai mediante arrependimento genuíno.
O Pai celestial quer satisfazer o coração do filho, pois há uma expectativa de alegria a ser gerada no filho que se reflete também no coração do pai. E ele tem cuidado com os pedidos feito pelo filho.!

V11. Comparação da bondade de Deus com o pai terreno, pecador (sendo maus) sabeis dar boas coisas ao filho. Quanto mais Ele, cujo amor por nós é incomparável.

João 3:16
 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Romanos 12:2b
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

V11. Sendo maus: Não vigiamos, mesmo depois de um jejum, erramos feio, pecamos praticamente quase todo dia, somos algumas vezes desobedientes.

O Senhor (Pai) responde ao que pede (Filho), mas cujas necessidades são conhecidas e vistas pelo Pai celestial.

 Quando o pai não concede é porque ele tem coisas maiores e melhores para nós, pois o que pedimos muitas vezes contribuiria para a nossa queda, ou muitas vezes não estamos realmente na presença do Pai.

Isaías 59:2
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
Quando temos o coração de filho, agradamos ao Pai vivendo em fidelidade, em santidade e obediência, Deus nos dá todas as coisas (V11).

Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Isaías 55:8-9
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

O Pai corrige e disciplina o filho porque o ama.

Provérbios 22:6
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.
Hebreus 12:6
Porque o Senhor (Pai) corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.

Provérbios 23:13
Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá.

Joel 2:13
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo (afetuoso), e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.

Se o seu pedido, sua necessidade a ser apresentada como filho diante do Pai é a cura de enfermidade ou de doença, leia também:

Êxodo 15:26;     Hebreus 11:1,6;     Isaías 53:4-5;       2 Crônicas 7:14;  Provérbios 3:5-7


Nenhum comentário:

Postar um comentário