Deus é Fiel

OBRIGADO POR VISITAR NOSSO BLOG. ESPERAMOS QUE DEUS FALE COM VOCÊ ATRAVÉS DO CONTEÚDO AQUI POSTADO. CASO ISTO ACONTEÇA, DEIXE UM COMENTÁRIO/SUGESTÃO NO LINK SITUADO ABAIXO DE CADA MENSAGEM PARA QUE POSSAMOS MELHORAR ESTE BLOG CADA VEZ MAIS.

domingo, 21 de outubro de 2012


Vencendo as Lutas com Deus
Tema: Vitória nas provações
II Crônicas 31:20,21;  32:1-8 e 21-23

1. INTRODUÇÃO

Ezequias foi um grande homem de Deus, um importante rei de Judá. Foi ele que reformou a religião do povo de Deus restituindo o culto, a páscoa, os sacrifícios e abolindo a idolatria no meio do povo de Deus.
O texto diz que mesmo assimdepois de toda sua fidelidade’, o inimigo, representado por Senaqueribe, o temido rei do império da Assíria o tentou destruir. Acontece que Ezequias era um homem temente a Deus e não quis lutar sozinho, mas pediu forças ao Senhor.
Vejamos o que Ezequias fez para aprendermos a lutar as nossas lutas com Deus: 
2. COMO LUTAR JUNTO COM DEUS
Vamos refletir no exemplo de Ezequias e aprender como enfrentar os problemas com ajuda de Deus
1- SER FIEL: II CRÔNICAS 31:20,21
Como Ezequias, devemos ser fiel ao Senhor, em todo o tempo “em toda obra”, em todo lugar e com integridade “de todo o coração”, pois a fidelidade faz com que o inimigo não tenha legalidade para nos tentar nos matar, roubar e destruir (derrotar). Sendo fiel as bênçãos de Deus serão liberadas e como Ezequias que “prosperou”, por causa de sua fidelidade nós também certamente prosperaremos.
2- Depender de Deus: II Crônicas 32:1
Mesmo sendo fiéis, enfrentamos lutas que servem para nos ensinar a depender de Deus para tudo em nossa vida. Enquanto estivermos neste mundo enfrentaremos lutas (aflições) e obstáculos que servirão para engrandecer o nome de Deus em nossas vidas.
3 - TAPAR AS FONTES PARA O INIMIGO: V.3,4
Ezequias teve uma ideia maravilhosa. Para subir a Jerusalém é muito alto e a pessoa vai subindo devagar, por isso o povo de Deus, fez fontes de água nas subidas para que conseguissem chegar no alto da cidade ao caminhar. Essas fontes eram um alívio para o caminhante da cidade santa, mas para os inimigos seria uma força para derrotar o próprio povo de Deus. Por isso Ezequias resolveu tapar todas as fontes. Junto com o povo fizeram isso. Assim o inimigo não iria usufruir de sua água, nem mesmo ter forças para subir ao alto de Jerusalém.
Do mesmo modo que Ezequias precisamos aprender a tapar todas as fontes do inimigo em nossas vidas. Esgotar tudo aquilo que alimenta o pecado. Enfraquecer o inimigo de nossas vidas para que não nos alcance mais alto na presença de Deus.

4- RESTAURAR OS MUROS: V. 5
Os muros da cidade estavam defeituosos e precisavam ser reformados e reforçados para que quando o inimigo chegasse, já sem forças, não conseguisse romper as barreiras.
Deste modo também precisamos restaurar os muros de nossas vidas (fechar as brechas) e nos proteger contra toda investida do inimigo. Tapar as brechas (pecados) para não ser pego de surpresa e o inimigo não ter legalidade para nos atacar.
Ezequias fez outras três coisas para reforçar a proteção do povo de Deus:
- Ergueu torres nos muros para que soldados estivessem de vigia olhando de onde vem o inimigo e anunciando qualquer perigo. Isso significa VIGILÂNCIA, estar alerta a todo o tempo (Marcos 14:38).
- Fez outro muro por fora do muro já reforçado e com torres. Isso significa colocar alguém por perto, estar cercado por outras pessoas para não correr risco de ser pego sozinho.
 Isso é possível através da COMUNHÃO na igreja com outros irmãos (Hebreus 10:25).
- Providenciou mais armamento para o povo. Isso significa PREPARAÇÃO para a batalha. Todos devemos estar armados com a Armadura da Fé (Efésios 6:10-17).
5 - FORTALECER O CORAÇÃO: V.6
De nada adiantaria enfraquecer o inimigo tapando as fontes de água, restaurar os muros, fazer torres, outro muro por fora e armar o povo se estes estivessem com o coração temeroso e desanimado. Ezequias “falou ao coração do povo” para que ficassem mais animados para lutar e confiantes no Senhor (TER FÉ)
Por isso precisamos nos equipar para a Batalha, mas também nos preparar interiormente. Ter força espiritual para batalhar. E confiar que estando o Senhor do  nosso lado somos mais que vencedores.
6- CRER QUE DEUS É MAIOR: V.7,8
Além de tudo é preciso ter fé de que Deus, pois é maior do que tudo e todos. A fé de Ezequias era em um Deus que tem o “braço forte” e que “luta nas nossas batalhas”. Em inúmeras batalhas o povo de Deus não precisou enfrentar diretamente o inimigo (derramar sangue) para tornar-se vencedor, bastou obedecer a voz de Deus quanto suas estratégias de vitória.
7- Receber a vitória por INTERVENÇÃO Divina: II Crônicas 32:21-23
Nesta batalha Ezequias não teve que fazer nada, além de ver Deus defendendo ele dos seus inimigos e como Diz o texto ele teve “paz por todos os lados”, porque o Senhor o defendeu. Do mesmo modo, quando confiamos no Senhor ele nos defende e intervém ao nosso favor derrotando o inimigo.
Deixe Deus lutar por você!  Não queira resolver tudo com a força do teu braço!

- CONCLUSÃO:
Creia no Senhor que luta por você e te defende, porque Ele é maior do que tudo e todos! Jamais duvide, não olhe para as circunstâncias (dificuldades) olhe pra Jesus, clame pelo nome dele, conserte sua vida diante dele e certamente ouvirá sua voz e contemplará o que só ele pode fazer.

Palavra postada em: http://www.esbocosermao.com/2010/05/vencendo-as-lutas-com-deus.html