Deus é Fiel

OBRIGADO POR VISITAR NOSSO BLOG. ESPERAMOS QUE DEUS FALE COM VOCÊ ATRAVÉS DO CONTEÚDO AQUI POSTADO. CASO ISTO ACONTEÇA, DEIXE UM COMENTÁRIO/SUGESTÃO NO LINK SITUADO ABAIXO DE CADA MENSAGEM PARA QUE POSSAMOS MELHORAR ESTE BLOG CADA VEZ MAIS.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O PODER DA GRATIDÃO


SALMOS 100
Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.  Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.
Devemos louvar e adorar o Senhor independentemente das circunstâncias. Temos sido ingrato quando fazemos o que não agrada seus olhos, visto que deu seu único filho pela nossa vida.
Todas as coisas ocorrem no tempo e na vontade soberana de Deus. Devemos saber esperar e descansar no Senhor, buscando-o de todo coração. O coração de Deus  manifesta-se no coração daquele que é agradecido. Não murmure, não se desespere, apenas confie no Senhor.

PROVÉRBIOS 3:5-8
Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.

Nos momentos de adversidade, humilhe-se diante do Senhor, ore, busque sua face, faça jejum, converta-se de seus maus caminhos e certamente o Senhor ouvirá o seu clamor perdoando seus pecados e sarará sua terra, esta é uma promessa do Senhor                   (II CRÔNICAS 7:14).

O Senhor faz o sobrenatural acontecer e não o que o homem pode fazer. Tenha fé, creia no Senhor Jesus, pois sem fé é impossível agradar a Deus (HEBREUS 11:6a).
O Senhor prova-nos para saber onde está o nosso coração. Quando no meio das tribulações, decidimos adorar ao Senhor em vês de murmurarmos, ocorre o mover de Deus em nossas vidas e somos salvos, libertos e sarados. Transbordamos a essência de Jesus e tornamo-nos imagem e semelhança de Deus.
Mantenha sua confiança no Senhor, seja grato antes de solicitar as bênçãos. Agradeça pelo sacrifício de Jesus, na cruz substituindo cada um de nós. Lembre-se aquela cruz era para mim e pra você. De um coração cheio de gratidão emana o amor de Deus.
Ao passar pelo deserto (dificuldades, lutas, tribulações) não devemos murmurar (reclamar), pois representa ingratidão, pois o que passamos e podemos suportar não se compara ao sacrifício de Jesus no Calvário, assim não chegaremos à terra prometida e pereceremos no deserto.
Nos momentos de lutas onde devemos procurar Jesus? Ele está ao lado de quem obedece aos seus mandamentos e te diz: Se alguém quiser vir após mim, renuncie a sim mesmo (pecados), tome sua cruz a cada dia (não murmure) e siga-me (ande como Jesus – obedeça sua Palavra - LUCAS 9:23.
Quando somos gratos e temos um coração de adorador, o Senhor nos vê como filho amado. E estando perto dele, pode proteger-nos e orientarmos em todas nossas decisões. O inimigo nos apresenta presentes falsos, o Senhor nos oferece simplesmente a herança por sermos herdeiros do Reino, filhos de Deus.
Devemos conhecer a Palavra de Deus para nos livrar das tentações e de cairmos em pecados. Ela pode livrar-nos de muitas aflições em nossas vidas.
Todavia, o fato de conhecermos Deus não nos livra de algumas aflições. Sua Palavra diz: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (JOÃO 16:33).
Vencemos as aflições buscando a Deus, colocando-o em primeiro lugar. Por isso, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (MATEUS 6:33)
Em SALMOS 34:9 diz: Temei ao SENHOR, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem. O justo nunca será abalado.
Em MATEUS 7:24-27 diz: Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

Muitas vezes, buscamos intensamente o Senhor quando uma enfermidade grave nos atinge, ou um problema de relacionamento familiar ou mesmo financeiro chega à nossa casa, mas tão logo o Senhor age, esquecemos de glorificar o seu nome e continuar na sua presença como forma de agradecimento e fazemos como relata a Palavra de Deus em MATEUS 7:12-19 - E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;  E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.
E você tem agradecido a Deus pela sua vida? Por ele te proteger enquanto dormes? Por você poder respirar o oxigênio sem pagar nada? Sabe quanto custa uma hora de oxigênio quando alguém está na UTI respirando por aparelhos? Se você soubesse agradeceria a Deus todos os dias ao acordar e perceber que não foi consumido, porque ele tem cuidado de você e principalmente porque sua misericórdia, que se renova a cada dia, é a razão de não termos sido consumidos.
Agradeça a Deus em todo momento que for possível, pois não há um Pai como ele. Inicie seu dia já agradecendo, pois há razão para tal. Que Deus continue te abençoando.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

AS PROMESSAS BÍBLICAS DA CURA

Uma análise panorâmica de alguns textos bíblicos nos revela que a cura divina é uma promessa recorrente de Deus para o seu povo. Ela foi estabelecida no Antigo Testamento (Ex. 15:26; Sl. 103:3). Entre os profetas, destacamos as revelações de Isaias (Is. 53:4-5) e Jeremias (Jr. 33:6) a respeito da realização cura divina.
Jesus Cristo, em seu ministério terreno, também atuou na vida das pessoas curando suas enfermidades (Mt. 4:23; Mt.8.16-17). O Senhor também estendeu o ministério da cura divina aos seus seguidores (Mc. 16:15-17) - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
;Mt. 10:6-8 - Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Tiago instrui quanto à atuação dos presbíteros da igreja nesse importante ministério Tg. 5:14-16 -  Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará (curará, libertará) o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

2.  A CURA DIVINA OCORRE HOJE TAMBÉM?
Existem algumas razões bíblicas para acreditar que Deus continua curando nos dias atuais. A principal delas se encontra em Hb. 13:8, na qual lemos que “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente”. Além disso, é válido ressaltar que, ao longo de toda a Bíblia, a cura divina faz um paralelo com a salvação. Devemos também lembrar que o ser humano, em sua integralidade (I Ts. 5:23), não é apenas espírito, mas, também, corpo, por isso, quando meditamos no texto de Is. 53:5, vemos que a salvação, provida por Cristo, inclui:
1) o espírito: “ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades”;
2) a alma: “o castigo que nos traz a paz estava sobre ele”; e
3) o corpo: “pelas suas pisaduras fomos sarados”. A cura divina, que se realiza nos dias atuais aponta, para o ato final da glorificação do corpo, quando Cristo vier arrebatar a Sua igreja (I Ts. 4:13-17), naquele dia o que é corruptível se revestirá da incorruptibilidade (I Co. 15:53-54).

3. QUANDO A CURA NÃO VEM
A do homem, no entanto, é uma condição relativa, não absoluta para o recebimento da cura divina. Há momentos que a resposta de Deus, em relação à cura, é negativa, e, quando isso acontece, devemos aprender a lidar com a soberania divina. Mesmo homens de fé, como Paulo, deixou de ter suas orações atendidas        (II Co. 12:7-9: E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.
Deus o ouviu, mas,  por motivos que estão além da compreensão humana, disse-lhe que sua graça seria suficiente.
Não podemos pensar que a busca do auxílio médico seja pecado, devido ao exemplo do Rei Asa (II Cr. 16:12 - E, no ano trinta e nove do seu reinado, Asa caiu doente de seus pés, a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade, não buscou ao SENHOR, mas antes os médicos. E Asa dormiu com seus pais; e morreu no ano quarenta e um do seu reinado.). Asa fora reprovado, nesse sentido, porque preferiu depositar sua confiança nos médicos, e não no Senhor. Há bons médicos, que podem atuar como instrumentos de Deus para a obtenção da cura das doenças. A esse respeito disse Jesus:Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes” (Mt. 9:12).

 4. CONCLUSÃO
A cura divina é uma promessa divina que tem se cumprido desde os tempos do Antigo Testamento. A igreja do Senhor deve se envolver nesse ministério, orando pelos enfermos para que esses venham a receber a cura de suas enfermidades. Não podemos, no entanto, esquecer que nem todos são curados, e, quando isso acontece, devemos continuar buscando ao Senhor, suplicando sua intervenção sobrenatural. Enquanto essa não vem, não podemos nos privar dos recursos médicos, contanto que esses sejam buscados em arrependimento, ciente que o Senhor é a fonte de toda a saúde.

Leia e reflita:
Isaías 59:1-2; II Crônicas 7:14-15; Eclesiastes 5:4-5; João 12:46-50.
Isaías 38:1-7; Isaías 55:6-11; Hebreus 11:1-6; II Reis 20:1-7.
(Texto adaptado do Pb. José Roberto A. Barbosa).

sábado, 12 de fevereiro de 2011

VENCENDO AS AFLIÇÕES E O MEDO PARA OBTER A CURA.


MATEUS 8:23-27
 E, entrando Ele no barco, seus discípulos o seguiram;
E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; Ele, porém, estava dormindo.
E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: SENHOR, salva-nos! que perecemos.
26 E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.
27 E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

Você que está enfermo ou tem algum parente enfermo creia, o Senhor está no mesmo barco que você, ele não te abandonou. O barco aqui pode representar sua vida (forma de viver) e o mar o caminho que você tem escolhido para seguir (águas tranquilas ou mar agitado). O mar pode ter se levantado com grandes ondas e tempestade (doença/enfermidade) em sua vida (barco), a pergunta é: Você tem certeza que o Senhor Jesus está no seu barco? O Senhor estando nesse barco ele jamais afundará, não se desespere, confie no Senhor Jesus que no momento certo ele se levantará e apaziguará a tempestade que está na sua vida com ondas tão altas que certas horas cobrem o teu barco e que tem causado medo, e parece que é o fim!
Se você entrou no barco que está Jesus ele certamente repreenderá a tempestade que está na sua vida hoje, apenas clame por Ele e virá a bonança (calmaria) que aqui representa o fim das aflições da alma e a cura. Apenas confie que o Senhor, pois ele jamais deixará o barco que você está afundar. Creia e se maravilhe também do que Jesus poderá fazer na sua vida em todas as áreas. Portanto não temas, pois a ansiedade, o medo e a murmuração geram destruição da fé e trazem a incredulidade no seu coração. Não se esqueça do que está escrito em Hebreus 11:6; “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador (recompensador) dos que o buscam”.

MATEUS 14:23-33
E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.
E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário;
25 Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.
26 E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.
27 Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.
28 E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
29 E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
30 Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
31 E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
32 E, quando subiram para o barco, acalmou o vento.
33 Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.

ENSINAMENTOS: Jesus tinha uma vida de oração e de intimidade com Deus. E você, está tendo uma vida de oração e tem buscado ter intimidade com o Senhor? O nosso barco sempre vai estar açoitado por ondas fortes (no mundo tereis aflições...), mas o Senhor vê as nossas aflições e se aproxima, basta chamá-lo (Jeremias 33:3). E ele atua da maneira que não esperamos e muitas vezes achamos que seja impossível ele agir em determinadas situações. Às vezes tememos, mas o Senhor te diz hoje: “Caminhe também sobre as águas como Pedro, apenas não olhe para as tempestades, não tire a visão de Jesus para que não venhas a afundar nas circunstâncias (aflições) que estejam passando ou venhas a passar. Se você está enfermo olhe apenas para Jesus e não valorize a enfermidade ou os sintomas, preencha seu pensamento com as promessas (Palavra de Deus) que o Senhor tem pra você assim será gerado em você uma fé espiritual que te levará a profetizar: Estou curado(a) em NOME DE JESUS. Gerada essa convicção o Senhor agirá e te dará a vitória.

Ler: Joel 2:12-13; João 10: 9-10; Mateus 10:46-52; Êxodo 15:26;  2 Crônicas 7:14; Isaías 53:4-5; Isaías 59:1-2; Jeremias 33:3.

COMO PODEMOS IMPEDIR A CURA DIVINA.


1. Pecado não confessado .
TIAGO 5:16

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

ISAÍAS 59:1-2

EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.

2. Opressão ou domínio demoníaco.
LUCAS 13:11-13

E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade.
E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus.

3. Medo ou ansiedade aguda. 
PROVÉRBIOS 3:5-8

Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.

FILIPENSES 4:6-7

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

4. Insucessos no passado que debilitam a fé hoje.
MARCOS 5:26-29

E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.

5) O povo

MARCOS 10:48

E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Jesus Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
6) Negligência dos presbíteros quanto à oração da fé.

MARCOS 11:22-24
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus; Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.

TIAGO 5:14-16

Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

7) incredulidade

MARCOS 6:3-6

Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele. E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa. E não podia fazer ali obras maravilhosas; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. E estava admirado da incredulidade deles. E percorreu as aldeias vizinhas, ensinando.

MARCOS 9:17-19, 23, 24, 27-29

E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo; E este, onde quer que o apanha, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.E ele, respondendo-lhes, disse: Ó geração incrédula! até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei ainda? Trazeis-mo. E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.  E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou. E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar?  E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.

8) irreverência com as coisas santas do Senhor.

1 CORÍNTIOS 11:29-30
 Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.

ECLESIASTES 5:4,5

Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.

Leia: Êxodo 15:26; Deuteronômio 28:1-14; II Crônicas 7:14,15; Provérbios 3:4-8  Isaías 53:4,5;  João 12: 46-50; Hebreus 11:1,6.